Sim, o preço dos combustíveis está nas alturas, e a menos que você esteja disposto a investir em um sistema de GNV, ou tenha muito dinheiro para importar um veículo elétrico, essa dica pode ser muito útil para suas finanças pessoais
Mantenha a manutenção do seu veículo em dia
Fazer a manutenção do carro evita aquela dor de cabeça no meio da viagem de férias, mas também ajuda e muito na hora de economizar combustível.
Peças quebradas ou defeituosas tendem a aumentar o consumo, pois fazer o motor e outras partes do carro funcionar com mais dificuldade. Além disso, essa prática aumenta a vida útil de todos os componentes.
E estamos falando de coisas simples, como fazer a geometria e balanceamento regularmente e seguir a troca de óleo e filtro conforme previsto no manual do veículo.
Rodas desalinhadas provocam uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.
Ao menor sinal de problemas no alinhamento ou balanceamento, como vibrações ou sentir que o carro está puxando para um lado, verifique isso imediatamente, assim você também vai economizar combustível.
Seja Prudente
Dirigir o carro como se você estivesse pilotando um Fórmula 1 aumenta e muito o consumo de combustível, o desgaste de peças do automóvel, além de ser perigoso para todos à sua volta.
Por isso, evite ultrapassagens perigosas e outras práticas que exigem muito do carro. Uma viagem mais tranquila vai afetar diretamente, e de forma positiva, o seu bolso, e assim você vai economizar combustível. Além disso, os ocupantes do seu veículo e todos à sua volta se sentirão bem mais seguros.
Calibre os pneus regularmente
Essa é uma das práticas mais conhecidas para economizar combustível. Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas ao final de um ano isso faz diferença.
Verifique no manual ou na lateral da porta para saber qual a pressão indicada pelo fabricante, e tenha o costume de calibrar os pneus (inclusive o estepe) pelo menos uma vez a cada 15 dias, eu calibro os pneus a cada 7 dias, com ótimos resultados.
Evite acelerações e freadas bruscas
Conhece alguém que enfia o pé no acelerador assim que o sinal fica verde, e logo depois precisa frear bruscamente no próximo semáforo?
Esse tipo de condução só traz prejuízos: aumenta o consumo de combustível e o risco de acidentes, prejudica o motor e diminui a vida útil de vários componentes.
Um bom motorista enxerga mais longe e já se antecipa ao que vai acontecer. Se o trânsito está parado lá na frente, o ideal é ir diminuindo a velocidade antes, em vez de afundar o pé no freio poucos metros antes dos carros parados.
Além disso, acelerações sem motivo, como alguns tem mania de fazer quando estão parados num semáforo fechado, também aumentam o consumo de combustível.
Evite peso desnecessário
De vez em quando todo mundo anda com o porta-malas abarrotado de coisas, especialmente em viagens mais longas ou quando o veículo é usado para o trabalho.
Mas se você tem o costume de acumular itens desnecessários no compartimento de bagagens ou dentro do próprio carro, saiba que isso vai te atrapalhar a economizar combustível.
Mesmo pesos mínimos, como uma mala pequena, já fazem o veículo ter que trabalhar mais para se locomover. Alguns estudos dizem que 10 kg já fazem diferença. Imagine levar então, sem necessidade, malas pesadas, brinquedos ou a própria cadeirinha da criança quando ela não está no carro?
Por isso, fique atento: se o item não é necessário, ele não precisa passear com você. Além disso, fique atento ao manual de instruções, onde as informações de peso máximo estão bem descritas.
Seja um motorista mais gentil
Outro fator que contribui para o aumento no gasto com combustível é o estresse que vemos todos os dias no trânsito. Isso influencia diretamente na maneira como dirigimos, e acabamos nos tornando aquele tipo de motorista que sempre quer ter vantagem.
Junto com a dica anterior, ser um motorista mais gentil vai proporcionar uma viagem mais tranquila. Em vez de acelerar para entrar primeiro, deixe o outro carro passar na sua frente. No lugar de arriscar para pegar o farol aberto, vá com calma e deixe os pedestres que estão esperando para atravessar fazer isso com mais tranquilidade.
Além de ajudar a melhorar o trânsito, você anda de forma mais segura e ainda economiza combustível.